segunda-feira, 16 de junho de 2008

Queria Ser Padre

Hoje venho falar do Jorge Pessoa.


O Jorge tal como todos nós, desde novo traçou projectos, para aquilo que ele considerava que era a sua vocação, aquilo que ele prepectivava que ia ser o melhor para ele, a melhor escolha para ser uma pessoa realizada, feliz e com isso poder ajudar os outros para que também o fossem.


O Jorge tinha um objectivo muito diferente daquele que é por norma o que idealizamos para nós.


Aquilo que por norma idealizamos é, especializarmos-nos e trabalharmos numa área que nos dê prazer, que nos garanta o nosso sustento, é encontrar a nossa cara metade, com ela casar, ter filhos, vê-los crescer, vê-los também a eles terem os seus filhotes e envelhecer junto da nossa cara metade e a ser acarinhado nessa altura pelos filhos e pelos netos.


Bem isto é aquilo que acho que mais ou menos todos queremos para nós, para o nosso futuro.




Mas não era isto que o Jorge queria, ele não sonhava com nada disto.




O Jorge queria ser Padre.



Neste momento, imagino que já estarão a questionar-se no porquê deste sonho dele:

Seria o Jorge gay?

Seria o Jorge um solitário?

Teria o Jorge sido criado, num meio onde a religião é permanente e obrigatória?

O que o terá levado a fazer tal escolha?



É muito simples, o Jorge acreditava que conseguia ser mais que o Homem das Penitencias, que podia ser o Amigo, o Conselheiro o Ouvinte.



Mas como a vida dá muitas voltas, o Jorge acabou por deixar para trás o sonho que outrora era o seu projecto de vida, percebeu que se calhar podia ser tudo isto mas como qualquer outro Homem.


O Jorge casou, tem dois filhotes, é um excelente jornalista, é um escritor de fazer inveja, mas acima de tudo é o que sempre quis ser............ Bom Amigo......Bom Ouvinte...........Um Excelente Conselheiro.



Eu já fui ouvida e aconselhada pelo Jorge, abençoado sejas tu que me ouviste, que me aconselhaste. Obrigada por isso Jorge.



Perdeu-se provavelmente um Grande Padre.

Ganhou-se sem duvida alguma um Grande Homem.



Beijo Grande Jorge, continua assim.

7 comentários:

Jorge Pessoa e Silva disse...

Obrigado eu porque falaste comigo. Tu deste-me muito mais do que eu a ti, porque tu abriste o teu coração e revelaste um pouco de ti, eu dei-te apenas as minhas convicções sobre o assunto. E fico tão feliz pela honra que me deste quanto por saber que as minhas palavras tiveram importância. Como as tuas ainda ecoam na minha cabeça. Ninguém se limita a dar, ninguém se limita a receber. Importante é percebermos que podemos crescer juntos. Com os nossos verdadeiros amigos.
Descobrir-te foi das boas surpresas que a vida me reservou. Tens-me lembrado todos os dias sobre a importância da AMIZADE e de dizermos aos nossos amigos que gostamos muito deles. Por isso, tenho que te dizer, AMIGA, que gosto muito de ti. E até te perdoo alguns exageros no que escreveste e que me deixaram mais vermelho do que tomate... rs...


Beijiiiiiiiiinho

Filipa Sousa disse...

Oh Jorge, sabes bem que em nada exagerei, és realmente um ser humano espetacular, graças a Deus para mim, estou rodeada por algumas pessoas fantasticas como tu. Peço tão simplesmente isso, que essas pessoas estejam sempre por perto, porque cansada de ser enganada por pessoas que usam e abusam da minha crença nelas de serem realmente boas pessoas e depois acabar por chegar á conclusão que não eram bem assim estou eu, neste momento estou mais selectiva, digamos que estou mais reticente em fazer novas amizades, estou totalmente consciente que preciso mesmo de manter as que tenho e tu és uma delas.
A conversa que tive contigo, fez-me realmente muito bem, fizeste-me alcançar uma paz de espirito que estava á procura e não estava a conseguir encontrar, neste momento estou realmente muito calma, muito ponderada e graças a Deus a vida tem sido realmente muito generosa comigo. Não sei porquê mas desde que falamos que me têm acontecido coisas e momentos muito bons, que eu não procurei e me estão a acontecer...porque será? Vou acreditar que é acaso do destino... e que estas coisas e momentos persistam porque estou a adorar...lol

Bjão meu querido Amigo

Maísa disse...

Por favor Jorge ,não cores, porque apesar de te conhecer mal tenho-te, também eu em elevada estima.
Por isso filipa, tens toda a razão.
Beijinho aos dois e aproveita para ires buscar o logo ao meu blogue, se ainda quiseres, é claro.

Olá!! disse...

Então é desde Jorge que falamos...

Não conheço, mas deve ser uma pessoa especial de facto.

Há duas coisas no teu post que me fizeram confusão Filipa uma delas foi a forma como o acabaste pois considero que um bom padre pode ser um grande homem e VV. É tudo uma questão de vocação.

A outra foi questionares se essa escolha dependeria de uma opção sexual... Continuo na minha, é tudo uma questão de vocação.

Eu sou agnóstica, não concordo com as leis da igreja católica em relação aos padres, pelo que acho que o Jorge fez a melhor opção, ser um bom homem, marido, pai, amigo e conselheiro.

Parabéns aos dois :))
Beijossss

Filipa Sousa disse...

Olá, Olá...


Vou tentar esclarecer as tuas duvidas, é assim eu bem sei que um padre tb pode ser um bom homem, o que quis dizer foi que mesmo não tendo chegado a ser padre e termos perdido a oportunidade de ter um grande padre, porque infelizmente, temos alguns padres que pouca ou nenhuma vocação têm para ocupar o lugar que ocupam, temos a oportunidade de ter um grande homem.

Em relação á tua segunda duvida, essa não é uma questão minha, pelo contrario acho que o Jorge nunca teve duvidas da sua orientação sexual...foram questões que coloquei para que pessoas como tu que não o conhecem podessem perceberem o pq da opção de ser padre, foram questões a servir como exemplos, pq eu propria pus a questão ao Jorge, eu tb acho que independentemente da vocação, por vezes e já vi reportagens sobre isso, há motivos mais fortes para se tomar esta opção e uma das questões que o "zé Povinho" mais coloca é essa mesmo,(a orientação sexual) pq ainda não é facil aceitar que um homem abdique da pratica do sexo em prol do sacordetismo, se não houver um motivo muito forte. por isso qd ponho a questão logo a seguir dou a resposta, de forma a explicar precisamente isso, que a orientação sexual em nada influencia a opção.

Tb eu acredito que cada um de nós tem uma vocação, não sei se a opção do Jorge foi a melhor ou não, sei que ele é feliz com a decisão que tomou, provavelmente tb o teria sido se hoje fosse padre, é algo que nunca saberemos, o que desejo é que ele seja sempre feliz com as escolhas dele.

Espero ter sido mais explicita agora, desculpa não ter sido o suficiente no post, mas tb é para isso mesmo que serve este espaço...lol

Bjinho grande Olá

Filipa Sousa disse...

É sem duvida D.Antonia, merecia sem qualquer margem para duvidas, esta homenagem.

Sim claro que quero, vou ver é se descubro como o trago para o meu blog...lol

Bjinho D.Antonia

Olá!! disse...

Ó Filipa, não tens de pedir desculpa, o teu texto está óptimo, eu é que gosto de falar nos blogs e quando tenho dúvidas pergunto :)))
Obrigada e entendi perfeitamente onde queres chegar.
Beijossssssssss