sábado, 31 de maio de 2008

Uma Mascara


Questiono-me:


Porquê viver atrás de uma mascara?


Porquê viver uma vida que não é nossa?


Porquê vivermos uma identidade que não é a nossa?


Porquê esconder o que sentimos?


Porquê sermos tão materialistas?


Porquê estarmos sempre a apontar o dedo a alguém?



A reposta a todas estas questões é muito simples.




É o reflexo da nossa sociedade, uma sociedade limitada, hipócrita e interesseira. Que prefere esconder-se por detrás de uma imagem, que todos reconhecem como sendo um exemplo a seguir, mas que lamentavelmente não é a nossa.



Porque só quem tem dinheiro sobrevive na nossa tão materialista sociedade.


Porque só quem tem "Berço" vence.


Porque só escondendo os nossos "Podres" conseguimos ser respeitados.


Porque manifestar verdadeiramente o que sentimos, pode ser interpretado como sinal de fraqueza.


Porque é mais fácil falar dos outros, porque assim desviamos as atenções que recaem sobre nós.





Por fim volto a questionar-me:



Valerá mesmo a pena usar esta mascara na nossa vida?

Será que ao usarmos esta mascara, estaremos mesmo a viver a nossa vida?

Será que todos estes grandes valores " Hipócritas" pesam mais?



A minha resposta:



Para mim não. Acima de tudo tenho de saber que estou, sou e serei eu mesma, de outra forma, não conseguiria ser Eu.



E tu és tu, ou vives também uma identidade que não é a tua?

15 comentários:

José Luis disse...

Olá Filipa.

Nem tenho palavras para definir este post.
Apenas me lembro da palavra Brutal.

Bjs minha querida

José Luis disse...

Sim tambem eu sou eu, mas não nego que no passado tambem já vivi por detras de uma mascara. Apenas cheguei foi á conclusão que não valia a pena e hoje sou eu.

Bjs minha querida

Anónimo disse...

Eu sou apologista de que devemos ser nós próprios, verdadeiros e sinceros com as pessoas que gostamos!
Agora para podermos sobreviver e vencer nesta sociedade, vamos toda a vida usar uma máscara, mais ou menos transparente, mais ou menos verdadeira, dependendo da frontalidade e sinceridade de cada ser.

André Meneses disse...

Bom,

não te conheço mas de certa maneira este post tocou-me e gostei da maneira como está escrito.

Talvez queiras também visitar o meu espaço http://soul2lonely.blogspot.com

Muitas felicidades e continua.

Beijinhos

Jorge Pessoa e Silva disse...

O problema da máscara é menos grave quando posta para os outros do que quando colocada para nós mesmos. E quantas vezes não sabemos que andamos de máscara? Porque nem eu posso jurar que conheço o "eu". Porque essa é uma descoberta que se faz na viagem, nunca à partida.
A causa do jogo das máscaras chama-se, tão só e apenas, "auto-confiança". A que se alia esse veneno chamado "aceitação". Ou melhor, a tremenda necessidade que sentimos em ser aceite pelos outros. Se, por um absurdo qualquer, a humanidade interiorizasse que ser pobre é que era bom, andava mais de meio mundo a exibir a barraca...
O mais ridículo disto tudo, é que gastamos grande parte da vida a fazer coisas que nos custam para impressionar pessoas que, na maioria dos casos, nem conhecemos e nem gostamos. E um dia a humanidade chegará à triste e dura conclusão que andamos todos a jogar às máscaras e ninguém gosta de o fazer. Está todo o mundo desejoso por tirar a máscara, mas não o faz porque pensa que os outros querem jogar o mesmo jogo. Mas poucos, no fundo, no fundo, o desejam. E o ciclo só se começa a quebrar quando pessoas como a Filipa decidem andar na rua de rosto lavado. Exótica no início, visionária no fim. E chegará esta e todas as filipas do mundo à conclusão que pode nem ter quebrado todo o ciclo vicioso, mas, bem feitas as contas, foram para o pé dela apenas as pessoas que realmente interessavam.

PS - Acho que me estiquei um pouco no comentário... Desculpem.

Bj, Filipa e obrigado pela tua companhia

JoeMar disse...

Olá minha Querida!
Este post está muito interessante, no minimo!
A meu ver todos usamos uma mascara, a diferença está, é se sabemos quando e para quem a devemos tirar!
Para mim não há pessoas totalmente frontais, sinceras, honestas, etc. Todos nós temos uma parte de falsos, hipocritas, mentirosos, etc. Agora, é preciso saber qual a percentagem de nós que tem esses defeitos, e saber se somos capazes de os assumir. Eu assumo "alguns"!
Para mim, o essencial é viver de forma a ser feliz, sem ter que prejudicar alguém ou magoar alguém!
Beijinho grande, continua a escrever...

JoeMar disse...

Já agora deixo umas questões:

Vocês são sempre 100% leais, honestos, sinceros, verdadeiros, directos com quem vos rodeia?
Não apontam o dedo ao vizinho do lado? (Seja qual for o motivo, isso não está em causa!)

Pois é, quem o for é sem duvida um ser Humano muito perto da perfeição!

Filipa Sousa disse...

Olá José Luis,

Fico contente por saber que chegaste a essa conclusão e que tires muito partido daquilo que a vida te pode proporcionar sem a mascara.

Bj grande

Filipa Sousa disse...

Sem duvida Nuno,
Contudo só concordo com a tua aplicação da mascara se isso não fôr para induzi e enganar ninguem e não fôr prejudicar ninguem.
Conhecendo-te eu como conheço, sei bem que não utilizas mascaras, apenas subtileza para sobreviver.

Bj grande

Filipa Sousa disse...

Olá Pedro,
Ainda bem que gostaste, benvindo a este meu espaço.
Já fui espreitar o teu blog, muito bonito, gostei do teu post sobre Amar, Viver e Paixão, não pude deixar de o comentar.

Bj grande e espero que voltes mais vezes.

Filipa Sousa disse...

Olá Jorge,
O teu comentario é digno de um post...Não há muito mais a acrescentar, antes de mais, não posso deixar de agradecer o elogio que me fazes, muito obrigada.
Em relação ao que dizes é realmente verdade, as pessoas já não usam mascaras para enganar os outros, mas sim para se enganarem a si mesmas, o que eu lamento bastante.
Obrigada pelas tuas palavras, um comentario muito sincero e frontal.
Parabens.
Bj grande

Filipa Sousa disse...

Olá Joel,
Realmente não há seres humanos perfeitos, se alguem disser o contrario já estará por si só a ser imperfeito.
Todos nós na vida, temos em certas ocasiões, por questões profissionais e outras, que ter atitudes diferentes, isso não é para mim, usar uma mascara é saber viver e adaptarmo-nos ás situações do dia a dia.
Usar uma mascara, é viver uma vida de mentira, é passar fome em casa, mas andar com um bom carro na rua, é viver com quem não se ama, mas passar uma imagem de que se é muito feliz, é rir e falar com as pessoas na cara mas nas costas dizer mal dela, isto são apenas alguns exemplos de mascaras, eu sei porque te conheço bem que não é o teu caso, tens defeitos realmente como eu tb os tenho e toda a gente os tem, mas daí a isso ser comparado com o usar uma mascara vai uma grande distancia.
Já vi pelo ultimo post no teu blog, que gostaste deste post e que te incentivei de alguma forma a falares tb sobre ele, fico feliz por isso.

Bj grande Jójó

JoeMar disse...

Olá.
De facto coloquei no meu blog um post com umas questões, usando como tema "Mascara", fi-lo porque neste momento fala-se muito em Mascaras, e acho que as questões que lá coloco são pertinentes!
Quanto a tua resposta ao meu ultimo comentário, permite-me discordar e dizer que acho que TODOS nós usamos uma Mascara, e não vejo muito sinceramente qualquer problema em assumi-lo!
Beijinho grande, e... Sejam Felizes!

mjsn disse...

Realmente amiga nao precixax uxar maxcara, xempre foxte tranxparente, unica...
dou graças por te ter como amiga...
bjs Maria Joao

Filipa Sousa disse...

Obrigada Maria João pelas tuas palavras.
És uma querida.

Bj grande também fico mt feliz por te ter como minha amiga,bjão